Quando o Analista é um emissor, ele precisa se expressar de maneira clara e objetiva a fim de transmitir a mensagem ao cliente de maneira compreensiva, de preferência utilizando palavras com que o cliente entenda. Pois quando o cliente está ciente de todo o processo de desenvolvimento, a obtenção dos requisitos e o próprio desenvolvimento do sistema tornam-se mais eficiente.
Já quando o analista faz o papel do receptor, a mensagem transmitida pelo cliente também deve ser enviada de forma clara e objetiva, pois uma má comunicação e uma possível má interpretação do analista pode acabar resultando num péssimo levantamento de requisitos atrasando assim o desenvolvimento do sistema.
Para garantir uma boa comunicação entre o emissor e receptor (analista e cliente), é importante levar em conta vários aspectos, entre eles a expressão corporal. Saber expressar-se corporalmente e saber dosar o tom de voz, além de usar as palavras adequadas podem garantir uma transmissão da informação (mensagem) eficiente e com isso seria possível fazer um levantamento de requisitos capaz de extrair do cliente todos os requisitos funcionais possíveis para o desenvolvimento do sistema, além dos requisitos não-funcionais.
Abaixo segue uma imagem com um exemplo clássico de uma má comunicação entre todos os indivíduos relacionados ao projeto, entre eles o analista e o cliente:
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