Pesquisar no blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SQL e seus Comandos


Linguagem de Consulta Estruturada (SQL  - Structured Query Language) é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional, das quais muitas características são inspiradas na álgebra relacional. Ela é um padrão em banco de dados, isto decorre da sua simplicidade e facilidade de uso. Por ser uma linguagem declarativa ela reduz o ciclo de aprendizado dela.
O SQL foi desenvolvido no início dos anos 70 pela IBM, dentro do projeto System R, que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional proposto por Codd. O nome original da linguagem era SEQUEL, acrônimo para Structured English Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada em Inglês).
Embora o SQL tenha sido criado pela IBM, surgiram vários "dialetos" desenvolvidos por outros produtores. Isso levou à necessidade da criação e adaptação de um padrão para a linguagem que foi realizada pela ANSI em 1986 e pela ISO em 1987.
Embora padronizado pela ANSI e ISO, o SQL possui muitas variações e extensões. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais.
A SQL é formada por vários tipos de comandos, que serão explicados a seguir:

·        DDL – Linguagem de Definição de Dados

Uma DDL permite definir tabelas novas e elementos associados. A maioria dos bancos de dados de SQL comerciais tem extensões proprietárias no DDL. Os comandos básicos da DDL são poucos: CREATE que cria um objeto, DROP que apaga um objeto, ALTER que permite ao usuário alterar um objeto.

·        DML – Linguagem de Manipulação de Dados

 A DML é um subconjunto da linguagem usada para inserir, atualizar e apagar dados. Os principais comandos são: INSERT que é usado para inserir um registro, UPDATE que é para mudar os valores de dados dos registros, DELETE que permite remover registros existentes, SELECT que permite selecionar registros existentes.

·        DCL – Linguagem de Controle de Dados

O DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados. Possui dois comandos principais: GRANT que autoriza ao usuário executar ou setar operações e o REVOKE que remove ou restringe a capacidade de um usuário de executar operações. Os outros comandos são o ALTER PASSWORD e o CREATE SYNONYM.

·        DTL – Linguagem de Transação de Dados

O DTL tem três comandos, alguns que podem até terminar transações abertas:
1.      BEGIN WORK ou START TRANSACTION que é usado para marcar o começo de uma transação de banco de dados;
2.      COMMIT envia todos os dados das mudanças permanentemente;.
3.      ROLLBACK faz com que as mudanças nos dados existentes desde o último COMMIT ou ROLLBACK sejam descartadas;

·        DQL – Linguagem de Consulta de Dados

Embora tenha apenas um comando, a DQL é a parte da SQL mais utilizada. O comando SELECT permite ao usuário especificar uma consulta como uma descrição do resultado desejado. Esse comando é composto de várias cláusulas e opções, possibilitando elaborar consultas das mais simples às mais elaboradas.
As cláusulas são condições de modificação utilizadas para definir os dados que deseja selecionar ou modificar em uma consulta, as mais utilizadas são FROM, WHERE, GROUP BY, HAVING, ORDER BY, DISTINCT. Possuem também os operadores lógicos e os relacionais. Além das funções de agregações: AVG, COUNT, SUM, MAX, MIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário