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sábado, 17 de abril de 2010

Diferenças entre Versões do Office


OFFICE 2003

Requisitos Mínimos

O Office 2003 para rodar exige de pelo menos um computador com um processador Pentium com velocidade de clock de no mínimo 233 megahertz (MHz). Necessita também de um dos sistemas operacionais:
·                    Microsoft Windows Installer 2003 ou uma versão mais recente
·                    Microsoft Windows XP ou uma versão mais recente
·                    Microsoft Windows 2000 Service Pack 3 (SP3) ou mais recente
A Microsoft recomenda que o computador tenha no mínimo 128 MB de RAM. São necessários 8 MB de RAM adicional para cada programa Office 2003 executado ao mesmo tempo. O Office 2003 exige 400 MB de espaço disponível no disco rígido. As especificações de disco rígido variam, dependendo da personalização da instalação.

O Office 2003

O Office 2003 assume duas personalidades distintas. O “Office System” com um conjunto muito completo e extenso com vários programas novos que visa trazer soluções para o mercado corporativo envolvendo cooperação, segurança, conectividade etc. E o “Office Suite” com um subconjunto da versão completa, mais dirigida ao mercado doméstico, varejo ou mesmo pequenos escritórios. Nesta versão “menor”, estão presentes os aplicativos mais corriqueiros e conhecidos como Word, Excel, Power Point, Outlook e Access. A versão “System”, inclui Info Path, One Note, Publisher, Share Point Portal Server, Outlook com CRM e FrontPage. O enfoque básico das melhorias foi: usabilidade, conectividade, segurança, trabalho em equipe, produtividade e intercâmbio de dados. Internamente a tecnologia XML é largamente utilizada em cada aplicativo, também como forma de integração com outros programas e outras fontes de dados. A Versão 2003 tem visual novo. Começando no próprio logotipo do Office que mudou, para transmitir mais a idéia de integração, ícones novos, novo design nos menus e grafismos em todo o programa, são as mudanças imediatamente percebidas.

Aplicativos

Outlook 2003 - é o aplicativo no qual se percebe as maiores diferenças. A começar por uma interface completamente remodelada que visa a maior produtividade, domínio sobre o conteúdo, uso inteligente remoto ou local e localização rápida de informações. Também privilegia a leitura dos e-mails e a organização mais inteligente dos mesmos, agrupados convenientemente e exibindo somente as informações cruciais no momento.
Word 2003 – recebeu também muitas melhorias. As mais visíveis são a nova forma alternativa para visualização de documentos, os recursos de ajuda e nova estrutura de segurança. A nova forma de visualização é dirigida para revisão na tela do computador, maximizando a experiência de leitura, sem que seja necessário imprimir o texto para lê-lo com conforto. Neste modo de visualização a tela é sempre maximizada. Uma nova diagramação do texto, com duas páginas lado a lado. Dessa forma as letras são ampliadas e são utilizadas técnicas aperfeiçoadas de exibição dos contornos das fontes, tornando melhor o trabalho de ler o texto no computador.
PowerPoint 2003 – Agora marcações a mão livre na apresentação podem ser gravadas juntos com a mesma, em um “layer” separado para exibição opcional no futuro. O recurso “Package for disk” foi aprimorado para “Package for CD”, pois com a proliferação de gravadores de CD a baixo custo gravar apresentações grandes em disquetes não faz mais sentido. Dispõe agora suporte a novos arquivos de mídia como ASX, WMX, WMA... Entre outros e possibilita o download do “codec” para a reprodução em tempo de exibição da apresentação. Agora também já é possível exibir um arquivo de mídia (vídeo) em tela cheia, controlado pelo próprio PowerPoint.
Excel 2003 – As novidades do Excel são, além de todos os recursos comuns, compartilhados pelo Office (Ink, Shared Workspace, Barra de Pesquisa/tarefas etc.), são dirigidas à manipulação de dados e análise de dados. O Excel tornou-se uma poderosa ferramenta de acesso a fontes de dados XML. Como XML é um meio universal de troca de informações, o Excel pode interagir em tempo real com diversas fontes de dados heterogêneas, possibilitando análise de dados cruzando muitos tipos de informações. Houve também aprimoramento nas funções estatísticas.


OFFICE 2007

Requisitos Mínimos

O Office 2007 necessita de um sistema operacional Microsoft Windows XP (SP2 ou superior), ou Microsoft Windows Server 2003 (ou superior). Precisa de um processador de 500 megahertz (MHz) ou superior; RAM de 256 megabytes (MB) RAM ou superior, 2 gigabytes (GB) para a instalação (uma parte do espaço será liberado depois da instalação se o pacote de download original for removido do disco rígido).
Os diversos conjuntos de aplicativos do Microsoft Office 2007, incluindo o Office Basic 2007, Office Home and Student 2007, Office Standard 2007, Office Small Business 2007, Office Professional 2007, Office Professional Plus 2007 e Office Enterprise 2007 tem os mesmos requisitos.

O Office 2007

Tudo foi radicalmente modificado no Office 2007, aposentando conceitos que estão em vigor há duas décadas na informática. A proposta do Office 2007 é simples, porém polêmica: Esqueça tudo o que você aprendeu sobre usabilidade e interfaces até hoje, quando você ordenava o software para fazer comandos a partir de um menu (Arquivo, Editar, Inserir, Formatar...) com opções pré-estabelecidas pela fabricante (Abrir, Novo, Salvar, Salvar Como, Imprimir...). Aliás, esqueça a palavra "Menu". Ela não existe mais. Esqueça a noção de comandos e sub-comandos.
A partir desta versão, a Microsoft adotou um formato "quase" aberto de XML para os arquivos, conhecido como Microsoft Office Open XML (OOXML). Apesar de ser aberto, não é um formato ainda padronizado pela indústria e os críticos alegam que não é totalmente aberto quando comparado a formatos concorrentes, como aquele utilizado no Open Office. Agora, documentos são salvos em “*.docx” ao invés de “*.doc”. Em tese, o novo formato gera arquivos menores (usa compressão ZIP) e mais flexíveis, sem código proprietário. A desvantagem é que apenas usuários do Office 2007 vão poder acessar os arquivos. Quem usa versões anteriores do Office precisa baixar uma atualização para poder ler e editar o conteúdo neste novo formato. Mas não se preocupe, pois é possível usar Word e Excel configurados para salvar no padrão antigo de arquivos.
Os menus e barras de ferramentas tradicionais foram substituídas pelo Ribbon (novo dispositivo que apresenta instruções organizadas em uma série de abas). As abas no Ribbon mostram as instruções mais importantes para cada uma das áreas de atividades nas aplicações. Por exemplo, no Word 2007, as abas agrupam instruções para atividades tais como inserir objetos como imagens e tabelas, fazer um esboço da página, trabalhar com referências, realizar envios por correio e verificar. A aba Início oferece um acesso simples para as instruções com freqüência mais utilizadas. Abaixo temos um gráfico comparativo que mostra as diferentes versões desse pacote:

Aplicativos

Outlook 2007 - As mudanças mais perceptíveis estão aqui. De início, o editor de mensagens do Outlook é quase uma extensão do Word nos tipos de fontes, correção ortográfica e até auto-formatação ao digitar. É possível personalizar o programa para voltar a ser o que era antes. Na mesma janela da sua caixa de entrada, você pode ver seus compromissos e ter acesso ao calendário, sem precisar usar o mouse ou mudar de janela para acrescentar um dado na agenda ou lista de tarefas.
Word 2007 – Comandos simples ficaram mais acessíveis, não é mais preciso procurar menus para comandos freqüentes. Dois recursos merecem destaque para os internautas: blog e pesquisas. Com o Word 2007, as principais ferramentas blogueiras (Blogger, WordPress, Typepad etc.) podem ser utilizadas. Você digita direto do Word, como um texto qualquer, e sem sair do Word pode gerenciar categorias e enviar seu post, inclusive usando imagens. Para acadêmicos e pesquisadores, os recursos de referências e bibliografias foram notadamente melhorados. Durante anos, o Word foi o software favorito para quem trabalha com textos, porém para quem utiliza várias referências de rodapé, esbarra no jeito complicado de o programa gerenciar as notas. Com a versão 2007, a Microsoft resolveu finalmente investir nesta dificuldade.
PowerPoint 2007 – Tem poucas novidades. Com a nova interface do Office 2007, funções simples ficaram realmente mais fáceis de achar e usar nos slides. Por outro lado, executivos e palestrantes "carga pesada", que dependem demais de apresentações com firulas gráficas e multimídia, vão sofrer um pouco no uso do mouse para achar uma determinada ação. Do ponto de vista da inovação, o PowerPoint 2007 decepciona. São poucos efeitos novos para os slides, e boa parte das novidades são aplicáveis apenas em uso corporativo. Há novos recursos de segurança e publicação de slides em ambientes de trabalho online ou na rede da empresa.
Excel 2007 – Continua praticamente idêntico ao anterior, com novos designs aqui ou ali e apenas pequenas novidades. As melhores mudanças ficam para usuários avançados. O programa não ficou tão mais pesado do que a edição anterior. Quem trabalha com planilhas que ocupam bastante espaço, irá achar útil a nova interface em que você pode esconder todos os ícones e deixar apenas a barra de atalhos. Os que usam cálculos e recursos avançados, também devem gostar do novo tipo de acesso. O recurso de pré-visualização em tempo real também é uma boa pedida, pois economiza tempo. Mudar o layout da planilha exige menos cliques e as fórmulas ficaram divididas de um jeito mais intuitivo.


OFFICE 2010

Requisitos Mínimos

Os requisitos de sistema para o Office 2010 são semelhantes ao do Office 2007 com relação aos requisitos de CPU e memória. Para o Office 2010, é necessário um processador de, no mínimo, 500 MHz, 256MB ou mais de memória RAM, 3GB de espaço livre em disco, além de monitor com resolução mínima de 1024x768.
Na imagem abaixo, vê-se a lista de sistemas operacionais suportados oficialmente pelo Office 2010. O Windows XP Professional x64 Edition e o Windows Server 2003 não são suportados, enquanto que o Windows Server 2003 R2 é, mas somente se o MSXML 6.0 estiver instalado.

O Office 2010

A compatibilidade de arquivo, atualizações da interface do usuário, e uma requintada experiência do usuário são planejadas para o Office 2010. O Office 2010 irá marcar a estréia das versões gratuitas online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, que irão trabalhar nos três mais populares navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Safari). A Microsoft planeja lançar a versão em junho de 2010.
A aposta recai nos elementos visuais de fácil identificação por parte do usuário. A idéia é trazer novas ferramentas que transformem a concepção do seu trabalho em uma experiência dinâmica com cores e elementos visuais. Além disso, um pacote de temas e SmartArt gráficos dão uma idéia de como interagir com as novas opções.
O Office 2010 aposta também na mobilidade como diferencial para interação com o usuário. A proposta é que seja possível trabalhar virtualmente. Para isso, basta salvar o arquivo no seu desktop enviá-lo para o LiveSpace. Ao acessá-lo virtualmente você pode editar como desejar e, ao voltar para o desktop, automaticamente a versão mais recente é aberta, caso você esteja conectado à internet.

Aplicativos

Outlook 2010 - Suas trocas de emails agora passam a ser agrupadas em um único tópico. Exemplo: suponha que você e um amigo troquem dez mensagens entre si. Todas são listadas em um único tópico e organizadas da mais nova para a mais antiga. Isso evita que sua caixa de mensagens seja poluída por dezenas de confirmações de leitura ou respostas simples que caberiam em uma caixa de conversação.
Word 2010 – Muito parecido com a versão 2007. A novidade fica por conta de o usuário poder selecionar o formato de arquivo que será o default (padrão).
PowerPoint 2010 – Essa nova versão possui integração com as potencialidades do DirectX ajudando a criar efeitos e apresentações muito mais expressivas. Algumas das novas funcionalidades, apresentadas no blog oficial são:
-       Tira mais proveito das características do hardware;
-       Novos efeitos de transição;
-       Novas animações e nova interface totalmente remodelada;
-       Possibilidade de copiar animações entre objetos (Animation Painter);
-       Integração de animações com multimídia.
Excel 2007 – Em sua versão 2010 apresenta maneiras mais fáceis de criar e visualizar gráficos. Uma das novidades mais interessantes nessa área é o Sparklines. Ele gera minigráficos que cabem dentro de células e são úteis principalmente para ver a evolução de um conjunto de dados ao longo do tempo. Outra novidade do Excel, essa para usuários avançados, é a ferramenta Splicer. Ela permite filtrar em tempo real os dados de uma tabela e montar gráficos dinâmicos. Com relação ao visual, a nova versão está mais clean mas não muda tanto em relação ao 2007.

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